Envios Para Todo País
20/02/2025

Shatavari

Shatavari (Asparagus racemosus) Benefícios, usos e efeitos colaterais

21 de dezembro de 2015Última atualização: 5 de janeiro de 2023

Shatavari (Asparagus Racemosus) é um poderoso agente terapêutico, de grande importância na Ayurveda. Promove o bem-estar geral e a boa saúde. É uma solução para muitas condições de saúde. Shatavari significa 'aceitável para muitos'.

Shatavari é um tônico feminino especial porque ajuda mulheres de todas as faixas etárias a transitar pelas fases naturais da vida com muita graça. As raízes de Shatavari são muito úteis durante a menstruação porque aliviam cólicas e espasmos abdominais. Fortalece o útero. Durante a lactação, estimula a produção de leite materno. Por último, mas não menos importante, também ajuda as mulheres durante a menopausa.

Além disso, as raízes de Shatavari são consideradas muito úteis no tratamento e controle de diabetes mellitus, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, câncer, infecções bacterianas e fúngicas, edema, infertilidade e depressão.

Descrição botânica

Botanicamente, Shatavari é Asparagus Racemosus.

Nomes comuns

Nome em inglês

Espargos, Raiz de Espargos, Espargos Indianos

Nome em hindi

Shatavari

Nome em sânscrito

SHATAVARI, SHATMULI, ATIRASA, SHATVIRYA

Também escrito como

SATAWARI, SATMULI, CHATAVALI, SITAWARI, SATAWAR, SATVAR, SATMOOLI

Classificação botânica (taxonomia vegetal)

Reino

PLANTAE

Sub-Reino

VIRIDIPLANTAE

Reino da Infra

STREPTOPHYTA (plantas terrestres)

Super Divisão

EMBRYOPHYTA

Divisão

TRACHEOPHYTA (TRACHEÓFITAS ou Plantas Vasculares)

Subdivisão

ESPERMATOFITA (ESPERMATÓFITAS ou Plantas com Sementes)

Classe

MAGNOLIOPSIDA

Super Ordem

LILIANAE (monocotiledôneas, monocotiledôneas)

Ordem

ASPARAGALES

Família

ASPARAGACEAE

Gênero

ASPARGO

Espécie

A. RACEMOSUS

Descrição da planta

Alcance nativo (distribuição geográfica)

Shatavari é amplamente cultivado em diferentes partes tropicais do mundo, como Ásia, Índia, Austrália e África.

Altura (cresce até)

Shatavari é um arbusto alto, trepadeira, espinhoso e cresce de um a dois metros de altura.

Habitat (tipo de ambiente)

Geralmente é cultivada em baixas altitudes na sombra e em climas tropicais em toda a Ásia, Austrália e África.

Hortaliça

As raízes de Shatavari são de cor clara pálida a marrom e são macias e flexíveis.

Folhas

As folhas de Shatavari são agulhas de pinheiro, uniformes e pequenas. Essas folhas são lineares com um esporão espinhoso cônico robusto.

Flor

As flores de Shatavari são de cor branca e têm pequenos espinhos.

Frutas

Seus frutos são bagas redondas, de cor roxa a preta.

Solo

Shatavari prefere criar raízes em solos rochosos e pedregosos.

Partes Medicinais

As raízes de Shatavari são usadas principalmente para fins terapêuticos. Shatavari Churna (pó de raiz de aspargos) é geralmente usado na medicina ayurvédica.

Fitoquímica (Constituintes Ativos)

Shatavari é uma ótima fonte de fitoquímicos. Os fitoquímicos são produtos químicos vegetais que promovem a boa saúde. Verificou-se que os fitoquímicos presentes no Shatavari desempenham um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico e no combate ao estresse oxidativo. Esses princípios ativos também possuem atividade anticancerígena. Diferentes fitoquímicos presentes em Shatavari incluem:

  1. Saponinas esteróides conhecidas como SHATAVARINS
  2. Alcalóides
  3. Oligossacarídeos
  4. Mucilagem
  5. Isoflavonas
  6. Flavonóides como QUERCETINA e RUTINA presentes em frutas e flores Shatavari
  7. ESTERÓIS como SITOSTEROL presentes nas raízes de Shatavari

Nutrientes em Shatavari

Vários minerais estão abundantemente presentes nas raízes de Shatavari, como cobre, manganês, zinco e cobalto. Outros minerais presentes em boa quantidade incluem cálcio, magnésio, selênio e potássio. Além de minerais, Shatavari também contém vitaminas como vitamina A e ácido ascórbico. Ácidos graxos essenciais, como o ácido gama-linolênico, também estão presentes em Shatavari. O ácido gama-linolênico é muito benéfico para o tratamento de artrite, diabetes mellitus, níveis elevados de colesterol, doenças cardíacas e depressão. (1)

Propriedades medicinais

As raízes e folhas de Shatavari possuem várias propriedades medicinais, como:

  • Atividade imunomoduladora
  • Antiulcerogênico
  • Atividade antioxidante
  • Anti-câncer
  • Antidiabético
  • Anti-Candida
  • Anti-inflamatório
  • Antidiarreicos
  • Antimicrobiano
  • Antidepressivo
  • Afrodisíaco
  • Adaptogênico

Propriedades ayurvédicas

Gosto – RASA

MADHURA (Doce), TIKTA (Amargo)

Qualidade Principal – GUNA

GURU (Pesado), SNIGADH ou SNEHA (Untuoso ou Oleoso)

Potência – VIRYA

SHEETA (Frio)

Resultante – VIPAKA

MADHURA (Doce)

Efeito Terapêutico – PRABHAVA

Rejuvenescimento, Suplemento & Tônico

DOSHA KARMA (Efeito nos Humores)

Pacifica VATA & PITTA

Efeito Dhatu (tecido)

RASA, RAKTA, & SHUKRA

Benéfico para os órgãos

Todos os órgãos, especialmente estômago, coração, cérebro, útero, ovários, testículos

Therapeutic Indications

Shatavari is helpful in the following conditions:

  • High blood glucose levels or uncontrolled diabetes mellitus
  • High cholesterol and triglyceride levels
  • Bacterial and fungal infections
  • Diarrhea and dysentery
  • Edema or excess fluid accumulation
  • Infertility
  • Menstruation and menopause
  • Lactation
  • Excess stress and depression
  • Gastric ulcers
  • Cancer
  • Liver diseases

Shatavari Benefits & Uses

The health benefits of Shatavari are attributed to its antioxidant, aphrodisiac, uterine tonic and adaptogenic properties. Overall, it provides strength and promotes good health, especially in females. It is beneficial in acid dyspepsia, food cravings, spermatorrhea, infertility etc. The side effects include weight gain and loss of appetite.

Research has found that Shatavari is a traditional healer and it possesses a wide range of biological activities which includes antifungal, antitumor, diuretic and immunostimulatory effects (stimulates the immune system and fights against infections). Besides this, Shatavari is also commonly used in the treatment of nervous breakdown, diarrhea, dysentery and rheumatism. It is considered a galactagogue that is it increases the production of breast milk in lactating mothers. Such beneficial effects of Shatavari is attributed to the presence of various health promoting compounds present in it such as saponins, amino acids, sulphur containing acids, flavonoids and oligosaccharides. (2)

Let’s have a look at how Shatavari helps in the treatment, prevention and management of various diseases:

Diabetes Mellitus

As raízes de Shatavari possuem propriedades antidiabéticas e são muito eficazes na redução dos níveis elevados de glicose no sangue. Shatavari funciona estimulando a secreção de insulina do pâncreas. Isso ajuda a controlar os níveis elevados de glicose no sangue. Tal ação contribui para a ação anti-hiperglicêmica do Shatavari. As raízes de Shatavari retardam ou inibem a absorção de carboidratos no intestino. Também aumenta a atividade dos transportadores de glicose, de modo que mais glicose é transportada para o músculo e as células e menos permanece no sangue. Assim, mais glicose será usada como fonte de energia, em vez de permanecer no sangue e aumentar os níveis de glicose no sangue após a refeição.

Um estudo em ratos mostrou que a administração diária de Shatavari a ratos com diabetes tipo 2 por 28 dias reduziu os níveis de glicose no sangue, aumentou a secreção de insulina do pâncreas e aumentou o status antioxidante total. Assim, Shatavari pode ser usado como fonte de composto antidiabético para o controle do nível de glicose no sangue. (3)

Além disso, as raízes de Shatavari possuem grande potencial antioxidante que inibe a produção e ação de radicais livres e protege o pâncreas contra o estresse oxidativo. O estresse oxidativo também é a principal causa de hiperglicemia ou níveis elevados de glicose no sangue. Altos níveis de estresse oxidativo causam a morte das células beta pancreáticas, o principal produtor de insulina. Isso causa queda na secreção de insulina e aumento do nível de glicose no sangue. Assim, controlando os níveis de estresse oxidativo, pode-se controlar o aumento dos níveis de glicose no sangue. (4)

Colesterol alto

É muito conhecido que níveis elevados de colesterol e estresse oxidativo aumentam o risco de aterosclerose e outras doenças cardíacas. Portanto, é muito importante manter os níveis de colesterol abaixo da faixa normal. Um estudo observou que a administração de pó de Shatavari seco a ratos com perfil lipídico alterado reduziu o nível de colesterol total e LDL-lipoproteína de baixa densidade (não saudável) em 29% e 33%, respectivamente. Além disso, também foi observada uma queda nos níveis de triglicerídeos em 39%. Shatavari também demonstrou aumentar o nível de colesterol HDL-lipoproteína de alta densidade (protege o coração) em 11%. O pó de Shatavari também aumentou a excreção de metabólitos de colesterol e ácido biliar.

O pó de Shatavari seco melhorou o perfil lipídico alterado, diminuindo a absorção de colesterol e aumentando a conversão de colesterol em ácidos biliares. Esses ácidos biliares foram então excretados nas fezes, o que reduziu os níveis gerais de colesterol. (5)

Outro estudo mostrou que esse papel benéfico do pó de Shatavari na redução dos níveis elevados de colesterol se deve à presença de vários compostos promotores da saúde, como fitoesteróis, saponinas, flavonóides, polifenóis e ácido ascórbico, que aumentam a excreção de colesterol e aumentam o nível de antioxidantes no corpo. Assim, o pó de Shatavari seco pode ser um ótimo remédio para indivíduos com colesterol alto e alto nível de triglicerídeos. (6)

Lactação

Na literatura ayurvédica, Shatavari é considerado um galactagogo (substância que aumenta o leite), ou seja, aumenta a produção de leite materno em mães lactantes. Um hormônio chamado 'prolactina' é responsável pela promoção da secreção de leite em mães lactantes. O efeito lactogênico de Shatavari é atribuído à presença de dois constituintes importantes presentes nas SAPONINAS ESTEROIDAIS SHATAVARI e SAPOGENINAS.

Uma pesquisa muito interessante mostrou que o pó de raiz de Shatavari na forma de cápsulas foi administrado a mulheres com produção deficiente de leite materno. Essas cápsulas foram administradas 3 vezes ao dia com leite e isso foi continuado por 30 dias. Os resultados mostraram que as cápsulas de raiz de Shatavari tiveram um efeito positivo nos níveis de hormônio prolactina em mães lactantes. O aumento no nível do hormônio prolactina foi 3 vezes maior em mães lactantes que receberam cápsulas de raiz de Shatavari em comparação com aquelas que não estavam em Shatavari. Além disso, não foram observados efeitos colaterais ou tóxicos em mães lactantes que estavam em cápsulas de Shatavari. (7)

Infertility

These days infertility has become a common problem that affects approximately 10-15% couples. Research has shown that Shatavari is a very effective tonic for both males and females that helps to overcome sexual disorders. Besides this, Shatavari is also very effective in enhancing male sexual activity and treats various sexual disorders such as ejaculatory incompetence, erectile failure, and lack of desire. The presence of various phytochemicals, mucilages, glycosides, saponins and carbohydrate in Shatavari possess aphrodisiac activity. Furthermore, no known adverse effects of shatavari were observed. (8)

Female Tonic

Shatavari is very commonly known as a female tonic. Shatavari increases female libido, moistens dry tissues of sexual organs, reduces and cures inflammation of sexual organs, and enhances ovulation. Thus, shatavari is very beneficial for female infertility. It also prevents female miscarriages and prepares womb for conception. Furthermore, post-birth delivery it normalizes uterus and hormone levels in women and also increases lactation. Shatavari is also very useful in the treatment of problems related to menstruation such as irregular bleeding, premenstrual syndrome and dysmenorrhea (painful menstruation). Thus, it reduces abdominal cramps and spasms that usually take place during menstruation. (9)

Stress & Depression

Shatavari is an adaptogen, a substance that improves the body’s ability to adapt to stress. It has further shown to possess anti-depressant activity and thus acts as a useful anti-stress agent. Oxidative stress and overload of free radicals is a common cause of stress and depression. Research showed that treatment with shatavari improved antioxidant defenses, increased antioxidant enzymes and reduced the damage cause by free radicals. Furthermore, shatavari improved the production of chemicals in the brain that have anti-anxiety, anti-stress and anti-depressant effect. The anti-stress properties of shatavari are due to the presence of flavonoids, polyphenols and saponins. They reduce the production of stress hormones and increase the production of hormones or chemicals that makes one feel calm and happy. Hence, shatavari can be used for the management of mental depression and stress. (10, 11)

Diarrhea & Dysentery

Research has found that shatavari can be used as an herbal remedy in the treatment of diarrhea and dysentery. Shatavari works similar to LOPERAMIDE, a drug used in the treatment of diarrhea. It reduced the frequency of stools and reduced gastrointestinal motility. It further slowed down the transit of intestinal contents. It also reduced the frequency and volume of stools. Such an effect was attributed to the presence of flavonoids because they inhibit the intestinal motility. It further reduced the secretion of fluid and electrolytes in the stools. Thus, shatavari can be very useful in the treatment of diarrhea and dysentery. (12)

Gastric Ulcers

Various studies have found that shatavari plays a very important role in the treatment of gastric ulcers. Stomach ulcers are formed on the inner lining of the stomach. Excess exposure of these ulcers to gastric acid aggravates the formation of more ulcers and causes symptoms such as vomiting, diarrhea, pain, cramps and spasms. Research has shown that shatavari reduces the exposure of these ulcers to acid by reducing the total volume of gastric secretion and total acidity.

Shatavari também aumenta as enzimas antioxidantes que protegem contra a ação nociva dos radicais livres. Os radicais livres atacam o revestimento interno da região gástrica e, assim, causam a formação de úlceras. Diferentes enzimas antioxidantes, como ácido ascórbico, superóxido dismutase e catalase, aumentaram significativamente após a administração de shatavari.

Outra pesquisa descobriu que o shatavari inibe a liberação de ácido clorídrico gástrico e protege o revestimento da mucosa contra irritação e danos. Também aumenta a produção de muco, uma substância viscosa que forma uma camada e protege o revestimento interno do estômago. Tais efeitos do shatavari foram semelhantes aos efeitos protetores da ranitidina, uma droga usada no tratamento de úlceras gástricas. (1314)

Câncer

A pesquisa mostrou que muitos produtos naturais têm propriedades anticancerígenas e o shatavari é um deles. Shatavari contém saponinas, flavonóides, terpenos e glicosídeos que possuem atividade anticancerígena. Todos esses compostos anticancerígenos estão presentes principalmente nas raízes de shatavari. Estudos científicos mostraram que o tratamento com raízes de shatavari reduziu o volume do tumor e a contagem de células tumorais. Isso indica claramente que as raízes de shatavari funcionam matando as células cancerígenas e previnem ainda mais a propagação de tumores para outras partes do corpo. Além disso, as raízes de shatavari elevam a atividade antioxidante, enzimas antioxidantes e defesa antioxidante que combatem o estresse oxidativo e reduzem a carga de radicais livres. Shatavari demonstrou ainda aumentar o sistema imunológico que previne o aparecimento de infecções. (15)

Estimula o sistema imunológico

A pesquisa descobriu que a raiz de shatavari e os extratos de raiz desempenham um papel muito importante na estimulação das células imunológicas. Eles também estimulam as células que combatem infecções e, assim, reduzem a população geral de células causadoras de infecções. Durante a infecção ou condição de doença, a imunidade é suprimida. As raízes de Shatavari estimulam o sistema imunológico, ajudam o corpo a lutar contra doenças e, finalmente, aceleram a recuperação.

SAPOGENINA, um composto presente no shatavari, é um potente estimulador imunológico. Aumenta a resistência do corpo durante condições normais e imunossuprimidas. Assim, as raízes de shatavari ajudam a aumentar a imunidade durante condições imunossuprimidas, ajudam na recuperação do perfil imunológico e esta é a razão pela qual as raízes de shatavari são usadas como agente terapêutico. (16, 17)

Saúde intestinal

Diz-se que todas as doenças começam no intestino, portanto, é muito importante manter o intestino limpo e saudável. A pesquisa descobriu que as raízes de shatavari são muito úteis na limpeza do intestino. Melhora a digestão, aumentando a atividade da enzima digestiva lipase e amilase. A lipase ajuda na digestão de gorduras, enquanto a amilase ajuda na digestão de carboidratos. Além disso, as raízes de shatavari promovem o esvaziamento gástrico e normalizam a motilidade do intestino. Também ajuda no tratamento e manejo de úlceras gástricas. Assim, as raízes de shatavari são consideradas 'alimentos intestinais saudáveis'. (18)

Hepatoprotective Activity

Research has found that shatavari plays a very important role in protecting liver against damage caused by drugs, toxins and free radicals. Shatavari inhibits the formation of lipid peroxides (products formed by degradation of lipids) in the liver. Liver damage caused by toxins, drugs or due to any other reason raises the level of liver enzymes in the blood. Increased level of liver enzymes is a clear indicator that the liver is damaged.

Furthermore, level of oxidants was also raised in liver damage. Treatment with shatavari roots increased the levels of antioxidant enzymes such as superoxide dismutase, reduced glutathione and catalase. Such an increase reduced the population of oxidants and free radicals and improved the overall health of liver.

In addition to this, shatavari roots also improved the activity of enzymes that scavenge reactive oxygen species. Treatment with shatavari roots also restored the normal structure and function of the liver. Elevated liver enzyme levels also returned back to normal range. These parameters strongly suggest that treatment with shatavari roots helped in the liver regeneration process. However, human studies are required to confirm the positive effects of shatavari roots on liver damage. (19)

Antimicrobial Activity

It is found that root extract of shatavari has considerable antibacterial efficacy against-

  • ESCHERICHIA COLI
  • SHIGELLA DYSENTERIAE
  • SHIGELLA SONNER
  • SHIGELLA FLEXNERI
  • SALMONELLA TYPHI
  • VIBRIO CHOLERA
  • PSEUDOMONAS PUTIDA
  • SALMONELLA TYPHIMURIUM
  • ATÉRIOS DE STAPHYLOCOCCUS
  • BACILLUS SUBTILIS

Esses efeitos benéficos do extrato de raiz de shatavari foram semelhantes aos do cloranfenicol, um medicamento usado contra infecções graves.

A pesquisa descobriu que, além das raízes de shatavari, suas folhas também demonstraram possuir atividade antifúngica e antibacteriana. Verificou-se que o extrato de folha de shatavari indica a presença de substâncias antibacterianas que combatem bactérias gram-positivas e gram-negativas. Além disso, o extrato de folha de shatavari tem atividade antimicrobiana contra o seguinte:

  • PSEUDOMONAS AERUGINOSA
  • CANDIDA UTILIS

Assim, a folha e a raiz do shatavari podem ser usadas com eficácia para curar doenças bacterianas. (2021)

Atividade diurética

A pesquisa descobriu que as raízes de shatavari possuem atividade diurética. Diurético é uma classe de droga que aumenta a excreção de urina. Geralmente é recomendado quando o líquido se acumula no corpo (edema). Em um estudo com ratos, a raiz de shatavari foi administrada a ratos em três doses diferentes - 800 miligramas / quilograma, 1600 miligramas / quilograma e 3200 miligramas / quilograma por sua atividade diurética. Em todas as 3 doses, as raízes de shatavari aumentaram a excreção de urina e reduziram o acúmulo de líquido no corpo. Tal efeito da raiz de shatavari foi semelhante ao da FUROSEMIDA, um medicamento diurético padrão. Além disso, nenhum efeito colateral ou toxicidade foi observado em altas doses de raiz de shatavari (3200 miligramas / quilograma). No entanto, mais trilhas humanas são necessárias para entender o papel das raízes de shatavari como agente diurético. (22)

Perfil de segurança

Shatavari Churna (pó de raiz de aspargos), folhas, caules ou raízes cruas são consideravelmente seguros.

Gravidez

Estudos científicos mostraram que o shatavari deve ser usado com cautela durante a gravidez, pois pode causar danos à prole. Um desses estudos com ratos observou que a administração de extrato de raiz de shatavari durante a gravidez mostrou distúrbios teratológicos em termos de malformações. Por exemplo, retardo de crescimento intrauterino, tamanho pequeno da placenta e inchaço nas pernas. Além disso, foi observada diminuição do peso corporal e do comprimento após o nascimento. Um atraso foi observado em vários parâmetros de desenvolvimento em comparação com o grupo que não foi tratado com raízes de shatavari. (23))

FONTE:Shatavari (Asparagus racemosus) Benefícios, usos e efeitos colaterais

 

Meu Carrinho

Continuar Comprando